Saiba mais sobre o fórum!
EVENTO
O “Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire” é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor Paulo Freire como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.
Desde sua criação, em 1999, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os pontos de contato do diálogo entre as experiências de Educação Popular, em diferentes contextos. Para além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com as escolas, Secretarias Municipais de Educação da região, Movimentos Sociais, ONGs, Associações Populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.
O evento possui uma comissão estadual a qual é composta neste ano pela Unisinos, Unipampa, UFFS, URI - Santo Ângelo, UFSM e FURG.
A organização local do evento ocorre nesta 19ª edição na cidade de Rio Grande - FURG, ao sul do estado. Inserida em uma região costeira, a Universidade do Rio Grande tem como vocação natural a compreensão das interrelações entre os organismos, incluindo-se aí o meio ambiente e o ser humano.
O município carrega a marca de um histórico pautado no trabalho como elemento constituinte da cultura local. Cidade formada pela pesca, indústria química, naval, setor portuário e agricultura familiar, carrega uma série de sentidos no que corresponde aos ofícios que consagram o espaço como o de um povo trabalhador. Aspecto que apresenta o fermento da transformação social tão necessária à superação das opressões, constantemente enfrentadas na perspectiva freiriana.
Neste horizonte, partimos da compreensão de que aprender com a pedagogia de Freire é um dos saberes da Educação Popular e reinventar as formas de enfrentar as opressões é um processo necessário à lógica desumanizadora a qual ganha força sob uma roupagem de “desenvolvimento”, “necessidade de crescimento” e “salvação de crises instauradas”.
Nesta edição, após 20 anos da morte de Paulo Freire, ao mesmo tempo em que celebramos seu legado, enxergamos em sua vida e obra formas de encarar todos os retrocessos que precisamos enfrentar nos episódios mais recentes de nossa história, denunciando as diferentes formas de opressão que emergem nos diversos contextos da sociedade. Neste processo anunciamos também condutas de resistências e horizontes de possibilidades a partir dos ensinamentos freirianos. Ao pensar nestes desafios, estaremos embasados como leitura suleadora de nossos diálogos, ao longo do evento, no texto do estimado professor Dr. Balduíno Andreola, intitulado “Dimensões Antropológicas e Ontológicas da opressão”(ANDREOLA. B.A. Dimensões Antropológicas e Ontológicas da opressão. In: Vilmar Alves Pereira; José Roberto de Lima Dias; Bruna Telmo Alvarenga. (Org.). Educação popular e a pedagogia da contramarcha. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2013, v. 1, p. 121-132 – Em breve o link estará disponível à leitura). Do mesmo modo, cada eixo temático apontará como sugestão um texto problematizador para a leitura de todos os inscritos em cada grupo de trabalho. Esta sistemática do evento visa possibilitar a ênfase nas possibilidades de realizarmos as novas pedagogias contra as opressões.
O evento será realizado nos dias 1,2 e 3 de junho de 2017. Entendemos que é fundamental criar espaços que promovam o debate e a continuidade dos estudos sobre questões que envolvem a pedagogia de Freire. O objetivo principal é repensar, atualizar e aprofundar as temáticas centrais já debatidas em fóruns realizados em anos anteriores, fortalecendo os vínculos entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, estudos, pesquisas e mobilizações na perspectiva freireana.
Objetivos Gerais
Desenvolver uma reflexão crítica sobre a obra e o legado de Paulo Freire para fortalecer os vínculos entre as pessoas e as organizações envolvidas com trabalhos, estudos, pesquisas e mobilizações na perspectiva freireana tendo como horizonte a construção de uma sociedade mais justa e de maior cultura democrática.
O XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire está sendo organizado e programado como uma oportunidade de reflexão e discussão sobre temáticas relevantes no campo da educação popular freiriano, na perspectiva de atualização e aprofundamento de investigações através de diferentes espaços de socialização de produções intelectuais, de trabalhos de pesquisas, de relato de experiências, de vivências, painéis, oficinas, vídeos, danças, poesias, performance, teatro.
XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
PARCEIROS
TEMA: “Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões.”
DATA: 1,2 e 3 de Junho de 2017.
LOCAL: Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande/RS. Campus Carreiros. Cidec Sul.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.