Confira os 10 eixos temáticos para submissão de trabalhos!
Texto problematizador do evento: Educação Popular e a pedagogia da contramarcha - Baixar aqui
1) Paulo Freire: escolarização e contextos educativos
O eixo visa dialogar sobre a concepção libertadora freriana e suas implicações teórico-metodológicas na busca de processos emancipatórios a partir de uma educação problematizadora. Objetiva a partilha de experiências dos contextos acadêmicos escolares e não escolares de educandos e educadores nos diversos espaços educativos: na universidade; na formação inicial e permanente professores e professoras; na educação tecnológica e profissional; no âmbito da implementação de políticas educacionais e administrações das instituições e sistemas de ensino; nas experiências em Educação Popular, nas resistências dos estudantes da educação básica; nas iniciativas dos cursos pré-universitários populares para o ingresso no ensino tecnológico e superior; nas vivências de educandos e educadores de jovens e adultos; e da educação especial. Enfim, aborda os diversos percursos formativos a partir da concepção freiriana.
Leitura suleadora do eixo: Pedagogia da Autonomia - capítulo 3 - Baixar aqui
2) Paulo Freire e a Educação do Campo
Esse grupo temático visa socializar relatos de experiências, pesquisas e práticas educativas (escolares e não escolares) envolvendo comunidades campesinas, professores/as, pesquisadores/as, e etnias que dialoguem, mobilizem e articulem por uma Educação do Campo, no campo e com o campo como prática de luta emancipatória e de valorização de suas raízes, saberes e tradições, reconhecendo esse espaço construído pelos movimentos sociais do Campo. Busca-se nesse GT dialogar com práticas educativas que emergem nos espaços rurais, de pesca artesanal, de ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, indígenas, povos de terreiro, Pomeranos/as, benzedeiras, agricultores/as familiares, práticas que valorizam a história oral, as narrativas de vida e a pesquisa ação, bem como o trabalho artesanal de sujeitos/as do Campo, das águas, e florestas. Trata de um espaço que dialoga com os conhecimentos desses povos tradicionais e dos movimentos sociais do campo. Busca-se pensar "outros/as sujeitos/as" e outras pedagogias, numa perspectiva latinoamericana, trazendo a importância e a emergência do pensamento freireano.
Leitura suleadora do eixo: Sobre Educação do Campo - Baixar aqui
3) Paulo Freire: mobilizações e movimentos sociais da cidade e do campo
O presente eixo reconhece os movimentos, marchas e mobilizações populares como forças capazes de alterar as injustiças culturais, econômicas, políticas e sociais, dado as suas capacidades de organização dos indivíduos em condição de opressão. Para Paulo Freire a construção solidária de organização social, impulsionada pelas utopias, cria a possibilidade de “projetar” e buscar no imaginado as redes de significados de lutas em torno de uma existência justa, digna e feliz. Nesta direção, este eixo temático, volta-se ao encontro de reflexões sobre as reivindicações e lutas dos movimentos e mobilizações sociais populares da cidade e do campo, a exemplo do MST, LGBT MSTS, Negros, Indígenas, Mulheres, Feministas, Ciganos, Sindicatos, etc., em torno da Justiça Social, dignidade, cidadania e existência.
Leitura suleadora do eixo: Aprendendo com os Movimentos Sociais - Baixar aqui
4) Paulo Freire em Diálogo com Outros (as) Autores (as)
Estudos que proponham a aproximação teórico-prática do legado freiriano com outras construções teóricas de autores (as) clássicos (as) ou contemporâneos (as).
Leitura suleadora do eixo: Paulo Freire em diálogo com outros(as) autores(as) - Baixar aqui
5) Paulo Freire: memórias, povos tradicionais, saberes e emancipações
O eixo aborda a diversidade das manifestações culturais e resguardo das memórias e histórias das sociedades tradicionais. São acolhidas e dialogadas experiências a partir dos saberes, crenças e alternativas para a emancipação. Estudos que demarquem as múltiplas formas de vida e suas relações com o mundo.
6) Paulo Freire: processos de cooperação, trabalho e economia solidária
Questões sobre os contextos nos quais ocorrem processos de participação social, relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles imbricados, como resistência à lógica opressora do mercado. O trabalho solidário, educação e socioeconômica como forma de incentivar processos educativos emancipatórios.
Leitura suleadora do eixo: Educação e Memória: Extensão - formação em espaços camponeses - Baixar aqui
6) Paulo Freire: processos de cooperação, trabalho e economia solidária
Questões sobre os contextos nos quais ocorrem processos de participação social, relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles imbricados, como resistência à lógica opressora do mercado. O trabalho solidário, educação e socioeconômica como forma de incentivar processos educativos emancipatórios.
Leitura suleadora do eixo: Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória - Baixar aqui
7) Paulo Freire: políticas públicas, lutas e resistências ao conservadorismo
A temática do eixo pretende dialogar sobre políticas públicas com ênfase na justiça social, educação libertadora e cultura da paz. Proporcionando espaços de denúncia, luta e possibilidades de resistências frente ao conservadorismo que busca se instaurar através do retrocesso posto pelas reformas sociais (saúde, educação, previdência, assistência social, direitos humanos, etc.) vivenciadas nas conjunturas estaduais e nacional.
Leitura suleadora do eixo: Algumas considerações sobre a "Teoria da Ação Antidialógica e dialógica" e a contribuição da atuação dos professores/educadores - Baixar aqui
8) Paulo Freire: educação em saúde
Experiências voltadas para as questões da saúde em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde; questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente.
Leitura suleadora do eixo: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: a educação libertadora mediando a promoção da saúde e o empoderamento.- Baixar aqui
9) Paulo Freire: Estéticas e as poesias da vida
Intervenções, vivências, experiências do cotidiano do(a) educador(a), em espaços formais ou informais, que utilizam abordagens artísticas, culturais, estéticas e poéticas da vida como princípio suleador de suas atividades e que atuam como elo entre disciplinas, místicas, culturas e naturezas.
Leitura suleadora do eixo: Ensinar exige Estética e Ética - Baixar aqui
10) Paulo Freire e a Educação Ambiental
Estudos e relatos de vivências da Educação Ambiental, em diferentes espaços e numa perspectiva crítica e libertadora, que dialoguem com o pensamento freiriano ou por ele sejam fertilizados.
Leitura suleadora do eixo: Paulo Freire e a Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia - Baixar aqui
Escolha o eixo que contemple seu trabalho!