top of page

SISTEMÁTICA DO EVENTO

Entenda como funcionará o evento!

Nesta edição, após 20 anos da morte de Paulo Freire, ao mesmo tempo em que celebramos seu legado, enxergamos em sua vida e obra formas de encarar todos os retrocessos que precisamos enfrentar nos episódios mais recentes de nossa história, denunciando as diferentes formas de opressão que emergem nos diversos contextos da sociedade. Neste processo anunciamos também condutas de resistências e horizontes de possibilidades a partir dos ensinamentos freirianos.

 

Ao pensar nestes desafios, estaremos embasados como leitura suleadora de nossos diálogos, ao longo do evento, no texto do estimado professor Dr. Balduíno Andreola, intitulado “Dimensões Antropológicas e Ontológicas da opressão”(ANDREOLA. B.A. Dimensões Antropológicas e Ontológicas da opressão. In: Vilmar Alves Pereira; José Roberto de Lima Dias; Bruna Telmo Alvarenga. (Org.). Educação popular e a pedagogia da contramarcha. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2013, v. 1, p. 121-132 – Em breve o link estará disponível à leitura).

 

Do mesmo modo, cada eixo temático apontará como sugestão um texto problematizador para a leitura de todos os inscritos em cada grupo de trabalho. Esta sistemática do evento visa possibilitar a ênfase nas possibilidades de realizarmos as novas pedagogias contra as opressões.

Texto problematizador do evento: Educação Popular e a pedagogia da contramarcha   Baixar aqui

bottom of page